Com colaboração do Dr. Dênio Garcia, o Estado será o pioneiro na região Norte do Brasil e o segundo do país
De iniciativa da deputada Joana Darc (UB), presidente da Comissão de Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), o Estado passará a contar com um projeto de ressocialização de galos de rinha, mais especificamente da raça Mura. Na última sexta-feira (23/02), integrantes da comissão tiveram uma palestra sobre o tema, com o médico veterinário e Biólogo Dr. Dênio Garcia Silva de Oliveira.
Coordenador do Projeto “Ressocialização e Reintrodução de Galos Combatentes em seu Habitat”, do Centro Universitário de Formiga (UNIFOR), em Minas Gerais (MG), Dr. Dênio Garcia afirma que o projeto é um sucesso em MG, onde, em 4 anos de trabalho desenvolvido, já socializou mais de duas mil aves. O projeto surgiu em 2018.
“É um projeto inovador que surgiu para dar uma segunda chance a esses animais, e é considerado um sucesso, pois já foram aproximadamente mais de dois mil galos socializados, recebidos de rinha ou de demanda judicial. E estamos, agora, no Amazonas ajudando a implantar esse projeto para ressocializar essas aves capturadas em rinha”, disse.
Pioneiro na Região Norte do Brasil
O Amazonas será o primeiro Estado a implantar o projeto na região norte, sendo o segundo do Brasil. Além disso, o projeto será desenvolvido pela Comissão de Proteção aos Animais da Aleam, em conjunto com os demais órgãos de proteção à fauna.
Para deputada Joana Darc, que também é médica veterinária, a implantação do projeto para o Estado é de extrema importância, principalmente após a ação conjunta do Batalhão de Policiamento Ambiental do Amazonas (BPAmb) e CPAMA que desmantelou uma rinha nacional de galos no ramal do Pau Rosa, localizado na BR-174, no Amazonas, no dia 27/01 (sábado), capturando mais de 80 animais.
“Com esse projeto e o treinamento prático de socialização de galos explorados em rinhas, vamos ter a possibilidade de mostrar que, sim, é possível eles conviverem juntos em plena harmonia. Vamos desmistificar a história de que isso é instinto, criada por pessoas cujo único objetivo é lucrar em cima do sofrimento desses animais”, defendeu.
Vale ressaltar que a Lei Estadual nº 6.423/2023 proíbe a prática de brigas (rinhas) de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos no Amazonas.
Sobre o Dr. Dênio Garcia
Dênio Garcia Silva de Oliveira possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Formiga – UNIFOR/MG (2005). Atualmente é professor titular do UNIFOR/MG e Coordenador da Fazenda Laboratório da mesma universidade.
Mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais na Linha de Pesquisa em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Divinópolis (FUNEDI/UEMG). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: condições higiênico-sanitárias, doenças transmitidas por alimentos e comercialização de carnes.
Doutor em Ciências Veterinárias, Dr. Dênio é perito credenciado pelo Ministério Público de Minas Gerais e Coordenador do Centro Veterinário de Acolhimento e Guarda de Animais (CVAGA).