Os membros da comissão fazem o curso de nível intermediário, divida em dois módulos, ministrado pelo CBMAM
A Comissão de Proteção aos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam) iniciou nesta segunda-feira (22), no mini plenário Cônego Azevedo, no térreo da Casa Legislativa, o Curso de Brigada de Incêndio, ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).
Presidente da CPAMA, a deputada estadual Joana Darc (UB) destaca a importância do curso para as atuações da Comissão, tendo em vista que os amazonenses e os animais sofrem no período de estiagem, como a de 2023, que foi considerada uma das piores secas de todos os tempos e, consequentemente, ocasionou em queimadas criminosas por todo estado, principalmente em Manaus.
“Atuamos diariamente nos resgates de animais e, quando a gente se depara com essas situações de desastres, nós precisamos também estar à disposição e capacitados para atender às pessoas. Estamos sendo capacitados pelo Corpo de Bombeiro para saber como agir, de que forma a gente pode se aperfeiçoar para ajudar os animais e as pessoas”, salientou.
Vale ressaltar que a CPAMA é a única comissão de proteção aos animais de todas as assembleias legislativas do Brasil que tem capacitação para atuar em desastres naturais, assim como o que aconteceu no Rio Grande do Sul, em maio deste ano.
Aulas teóricas e práticas
O curso se divide em dois módulos, realizados nos dias 22 e 23 de julho (segunda e terça-feira, respectivamente). A primeira atividade será a aula teórica sobre como agir em incêndios, no que se diz a respeito das questões básicas de combate a incêndios e Atendimento Pré-Hospitalar (APH).
No segundo dia, serão realizadas as aulas práticas no 1° Batalhão de Incêndio do CBMAM. Segundo Joana Darc, a capacitação faz parte de um plano de ação para enfrentar a estiagem e as queimadas provocadas de forma criminosa contra a Floresta Amazônica.
“Estamos nos preparando para atuar aqui, mas não apenas na estiagem ou nos incêndios, vamos também nos preparar para atuar nas enchentes e tudo que precisar, estando à disposição do nosso povo e dos animais da nossa fauna”, finalizou.