A parlamentar é a primeira política a defender a bandeira da causa animal na Aleam
Protetora dos animais desde a infância, a deputada estadual Joana Darc (UB) ressaltou seu trabalho feito em favor aos animais, na Sessão Especial ao Dia Mundial dos Animais, realizada na quarta-feira (04/10), no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A parlamentar é a primeira política a defender a bandeira da causa animal na Casa Legislativa Estadual.
A solenidade faz parte das atividades da “Semana da Virada Animal”, evento comemorado na primeira semana de outubro, por meio da Lei n° 4878/2019, de autoria da parlamentar, e tem como objetivo estimular a adoção e a guarda responsável de animais domésticos, propiciar espaços para disseminação de informação em favor dos animais, valorizar e incentivar manifestações educativas ambientais.
“Nossa mandato é importante para os animais e só percebemos isso quando vemos que as Leis que estão em vigor vêm para proteger a fauna do nosso Estado. Como a Lei que autoriza os protetores a alimentar os animais em situação de rua, ou a Lei do Animal comunitário. Então, estamos avançando e vamos avançar ainda mais”, detalhou Joana.
A parlamentar também destacou a Lei nº 6.119/2022, de sua autoria, que instituiu o 4 de outubro como o Dia Estadual de Combate aos Maus-tratos a Animais. Esse é o primeiro ano em que passamos a comemorar a data no Amazonas.
Animais da fauna amazônica
Em seu discurso, a parlamentar ainda salientou a necessidade de lembrar dos animais, na maioria silvestres, que estão sofrendo com a estiagem e as fortes ondas de calor que atingem o Amazonas. Para Joana, a rica fauna da Amazônia pede socorro, já que, em uma semana, foram contabilizados mais de 100 animais mortos no rio.
“Os animais que vivem na floresta e nos rios estão morrendo dentro do seu hábitat. Aumentou a temperatura da água, o fogo se espalhou pelo Amazonas e os rios estão secando. Logo, a fauna da Amazônia, que é riquíssima em espécies, está sendo extinta de forma cruel e precisam de ajuda, e aqui estamos lembrando de todos os animais que morreram por conta das ondas de calor que afetam o nosso Estado”, enfatizou.
Momento Póstumo
A solenidade contou com um momento dedicado a homenagear dois protetores de animais que faleceram neste ano. Nádia de Albuquerque Barbosa e Caio Henrique Teixeira da Silva receberam homenagem póstuma na Aleam, por meio de indicação da deputada Joana Darc.
Na oportunidade, a parlamentar ainda pediu para que público presente se mantivesse em posição de respeito para um minuto de silêncio pelo falecimento dos homenageados e, ainda, pelos animais mortos devido aos desastres ambientais que afetam o Amazonas.
Homenageados da Sessão
Durante a solenidade, os cachorros Odin e Deco, da Receita Federal do Brasil (RFB), foram homenageados com uma placa honrosa pelos serviços prestados como cães de faro na Alfândega de Manaus e no Aeroporto de Manaus, respectivamente.
A sessão especial contou com a participação de mais de 40 protetores de animais, que também foram homenageados, Organizações Não Governamentais (ONGs) e autoridades do setor ambiental e animal do Amazonas, como a Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema); Delegacia do Meio Ambiente (DEMA); Superintendência da Receita Federal; A equipe da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) da Polícia Militar do Estado do Amazonas; dentre outros.