A parlamentar é responsável por destinar emendas para a construção da obra pioneira no Norte do Brasil
Com o avanço das obras da construção do primeiro Hospital Público Veterinário do Amazonas, a deputada estadual Joana Darc (UB) comentou sobre os espaços da estrutura, fruto de emendas parlamentares da deputada protetora dos animais da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). Com um investimento de R$ 4,2 milhões, o hospital deverá ser entregue no primeiro semestre de 2023.
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), segue avançando com as obras de construção, que estão com 83% concluídas. Para Joana Darc, a obra é a concretização de um sonho.
“Estamos com mais de 80% das obras concluídas, e vamos entregar ainda no primeiro semestre deste ano. É um sonho que está se tornando realidade, e vamos transformar a vida de muitos animais e de pessoas, principalmente as de baixa renda, que vão procurar a estrutura para o bem-estar do seu animalzinho”, disse.
Com recursos de emendas parlamentares destinadas por Joana Darc e pelo, à época deputado estadual, Saullo Viana (União Brasil), foram investidos, inicialmente, um valor de R$ 3.717.932,93, para a construção do equipamento que funcionará na Avenida Mário Ypiranga Monteiro, Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus.
Mega estrutura para os animais
De acordo com Joana, o hospital contará com dois pavimentos para atender a população e os animais da capital e do interior. O primeiro andar contará com a recepção, sala de espera, triagem, centro cirúrgico, sala de pós-operatório, sala para Raios X, sala de internação, baias para acomodação dos animais, salas de isolamento, sala de urgência e sala de necropsia, devidamente aparelhados com equipamento de ponta e corpo técnico de profissionais aptos a atender os animais.
“Vamos ter sala de urgência, centro cirúrgico, baias de acomodação para os animais que vão passar por cirurgia ou aqueles que vão chegar procurando um atendimento de emergência, bem como sala de isolamento, para aqueles que vão precisar, pois precisamos prezar pela saúde dos animais que estarão internados. Vale lembrar que será tudo de forma gratuita”, detalhou a parlamentar.
O segundo andar terá recepção, administração, auditório com sala de som para cerca de 120 pessoas, sala de reunião e contabilidade, entre outras. O espaço ainda vai contar com um estacionamento pavimentado e estação de tratamento de esgoto, além de receber serviços de instalação de guarda-corpo e corrimão da rampa lateral.