Mesmo diante das provas encontradas por Joana, a “tutora” dos animais alegou inexistência de maus-tratos
A deputada Joana Darc (UB) realizou, na tarde da quinta-feira (11), no bairro Japiim, zona sul de Manaus, uma ação que ocasionou no resgate de um casal de cães da raça Chow-Chow, que estavam em situação de maus-tratos, sofrendo de desnutrição extrema e em ambiente insalubre. A denúncia chegou até a parlamentar através de populares, que notaram a presença de pessoas na residência, mas que não alimentavam os animais.
Presidente da Comissão de Proteção dos Animais, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Amazonas (CPAMA-Aleam), a parlamentar e sua equipe estiveram acompanhados pela Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) da Polícia Militar do Amazonas.
“Um caso muito revoltante, pois são dois animais sendo maltratados ao extremo, que estão muito debilitados, devido a desnutrição que se arrasta, possivelmente, há mais de meses. Esse tipo de situação não pode passar impune. Vamos cuidar dos animais, e procurar punir, no rigor da lei, a tutora, que chegou a dizer que eles não estavam sofrendo maus–tratos”, disse Joana Darc.
Adoção responsável ou lar temporário
Joana Darc, que além de deputada estadual também é acadêmica finalista do curso de medicina veterinária, encontrou tanto macho quanto fêmea desnutridos, com doenças severas na pele. A parlamentar garante que os animais vão passar por todos os procedimentos médicos-veterinários para constatar como está a saúde, e pede ajuda da população por lar temporário ou adoção.
“Quem quiser adotar ou alguém que queira disponibilizar lar temporário para esse casal, entre em contato com a gente através do (92) 98145-1111, que vamos ajudar com as medicações, com as vacinas, o tratamento e com a castração desses animais”, garantiu Joana.