A solenidade foi presidida pelos dois parlamentares, e contou com a presença de várias autoridades
Homenagear e dar voz a categoria dos farmacêuticos do Amazonas foi pauta na Casa Legislativa Estadual, por meio da Sessão Especial em alusão ao Dia do Farmacêutico, nesta segunda-feira (25/09), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A solenidade foi propositura da deputada Joana Darc (UB) e do deputado Dr. Gomes (Podemos), e ministrada por ambos.
Representantes de entidades farmacêuticas e bioquímicas e servidores públicos da área da saúde participaram da Sessão Especial, que teve cerca de 50 profissionais homenageados. Na ocasião, a deputada Joana Darc defendeu mais empregos para a categoria e um salário justo aos profissionais.
“Precisamos garantir as vagas e oportunidades para os farmacêuticos dentro da iniciativa privada ou do serviço público, principalmente quando se trata da pesquisa científica. Que o respeito seja gerado dentro e fora da profissão, que vai além de subscrever medicação, pois os farmacêuticos estão em mais de 70 áreas de atuação na saúde, e precisam ser remunerados por isso”, disse a parlamentar.
Uma placa de Honra ao Mérito foi entregue à farmacêutica Dra. Luana Kelly Lima Santana, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM). Em seu discurso, Luana destacou a seguinte frase sobre os farmacêuticos: “O profissional dos remédios para a cura de todos os males”.
Em defesa da Categoria
A parlamentar ainda reiterou o esforço que faz para representar a categoria na Aleam, juntamente com o deputado Dr. Gomes. Inclusive, os parlamentares receberam um ofício, documento entregue pela presidente da CRF-AM, para o aumento e reconhecimento da categoria no Amazonas.
“Recebemos esse documento para que sejam criadas mais oportunidades, e na próxima Sessão Especial, talvez, possamos dizer que estaremos realizando concursos públicos, possibilitando as vagas para os farmacêuticos dentro do Amazonas”, finalizou.
Durante a solenidade, a deputada Joana Darc destacou que durante a infância vivenciou experiências sobre o trabalho desenvolvido pela farmacêutica Cláudia Regina Cajueiro, sua mãe.